17 de junho de 2020

Quem Somos

O Condomínio está localizado ao extremo sul da APA Carste de Lagoa Santa, dentro do município de São José da Lapa e pertencente à microbacia do Ribeirão da Mata, que por sua vez é tributário da margem esquerda do Rio das Velhas.

Importante contribuinte da Bacia Federal do Rio São Francisco. O município está inserido na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte.

O regime de escoamento nas bacias da região é tipicamente tropical, correspondendo ao regime de chuvas com picos de cheia entre os meses de Novembro a Janeiro e as mínimas de precipitação pluvial entre Julho e Agosto. A altitude apresenta cotas entre 700 a 800 metros (em média) acima do nível do mar.

Caracterização do Meio Biótico

De um modo geral, esta região apresenta mosaicos de fisionomias – complexos vegetacionais, RIZZINI (1979) Cerrado (campo cerrado e campo sujo), floresta estacional semidecidual e decidual, ocorrendo transição de espécies entre estas tipologias diretamente influenciadas por fatores edáfo-climáticos e de dispersão.

Na região é bastante característica a transição entre as tipologias de cerrado e floresta estacional semidecidual. A fisionomia dominante é de vegetação estacional, porém apresenta características de transição com cerrado, como pode ser observado com a presença de algumas espécies de cerrado em
meio à mata.

Dentre as espécies de ocorrência na área podemos citar: Aegiphila sellowiana Cham., Astronium sp, Bauhinia fusconervis (Bong.) Steud., Brosimum gaudichaudii Trécul, Cecropia pachystachya Trécul., Copaifera langsdorffii Desf., Lafoensia pacari A.St.-Hil. Spreng., Plathymenia reticulata Benth., Platypodium elegans Vogel, Schinus terebinthifolius Raddi, entre outros.

Fauna

A região apresenta riqueza de espécies da fauna, como encontrados na APA Carste e entornos e é considerada como área de importância biológica extrema para conservação de aves no estado de Minas Gerais (Biodivérsitas e CPRM, 1998).

Estudos vem mostrando a importância na conservação das espécies locais visto sua riqueza e ao fato da existência da região de diversas espécies ameaçadas de extinção. Como exemplo Dornas-Oliveira (2004) registrou a ocorrência de três espécies de aves aquáticas ameaçadas de extinção para o estado de Minas Gerais na região: Mycteria americana (Cabeçaseca), Ajaja ajaia (Colhereiro) e Sarkidiornis melanoto (Pato de Crista).

Dentre as espécies comuns na região podemos citar: Boa constrictor, Oxyrhopus guibei, Crypturellus tataupa, Nothura maculosa, Casmerodius albus, Cairina moschata, Sarcoramphus papa, Micoreus demerarae, Didelphis albiventris, Daypus sp., Callithrix penicillata, Cerdocyon thous, Proechimys sp

Meio Socioeconômico

O Condominio está localizado em Inácia de Carvalho, bairro de São José da Lapa, à 25 km de Belo Horizonte..

O município de São José da Lapa foi emancipado em 27 de Abril de 1992 e ocorrendo seu desmembramento do município de Vespasiano. Sua extensão territorial é de 49 km2 aproximadamente, e os municípios limítrofes são: Confins, Pedro Leopoldo e Vespasiano. Sua população estimada é de 25.000 habitantes.

A economia é principalmente voltada para a indústria de transformação e de serviços, onde a maioria da mão de obra empregada é assalariada.
A bovinocultura de leite e avicultura de corte e postura, suinocultura são as principais atividades agropecuárias, porém com números não muito representativos, em comparação com as duas atividades anteriormente citadas.